Por que participar do Nosso Grupo Internet?

O que é?



Quero lhe explicar um pouco sobre minha pesquisa!

Com a manipulação cada vez maior de computadores por todos nós, aumenta a necessidade de entendimento de como utilizar toda esta parafernália tecnológica. Mais ainda quando se fala da Internet, que já faz parte do nosso dia-a-dia.
 
Dessa maneira, pesquisadores ao redor do mundo têm se dedicado a entender as maiores dificuldades no uso diário de tantas ferramentas que estão à disposição de todos, mas não são tão simples de serem usadas.

Existe uma linha de pesquisa que é dedicada a essas questões. Os estudos da interação entre humanos e computadores, cuja sigla é IHC. 
 
As pesquisas são classificadas de acordo com critérios diversos. Um dos critérios envolve pesquisas com pessoas que sofrem com algum tipo de desabilidade como os cegos, por exemplo. Outro critério de estudos é a faixa etária. Existem pesquisadores dedicados aos estudos com adolescentes, outros com crianças e assim por diante.
 
A minha pesquisa é centrada nos usuários de computadores e Internet da terceira idade. Por quê? Graças aos desenvolvimentos da ciência e da tecnologia, vivemos cada vez mais. O que se busca é viver bem com a maior autonomia possível. Qualidade de vida.
 
Se as tarefas do nosso cotidiano estão mais e mais dependentes do uso dos computadores e da Internet, é preciso melhorar e aperfeiçoar estas relações. 

Seja para entrar em sites de relacionamento, como Facebook e Orkut, para compartilhar fotos, vídeos, trocar Emails, fazer operações bancárias, fazer compras pela Internet, ou simplesmente imprimir um documento, acionar o microfone, a webcam (câmera de vídeo do computador) etc.
 
Muitas vezes temos dificuldades para realizar todas essas tarefas. Seja porquê não temos o hábito de utilizar os computadores ou por não termos feito um curso ou ainda porque nunca tivemos alguém para nos dar apoio.
 
Dessa forma, pensei em desenvolver uma pesquisa que pudesse reunir, pela Internet, grupos de pessoas da terceira idade, que fazem ou querem fazer uso dos computadores e da Internet no seu dia-a-dia, mas têm dúvidas.
 
O que se espera como resultado desse trabalho é mostrar que é possível enriquecer a experiência de uso dos idosos quando utilizando a Internet, com a criação desta rede social focada na troca de informações técnicas.