Por que participar do Nosso Grupo Internet?

quinta-feira, 24 de março de 2011

Atualização do navegador

Boa noite à todos !!!

A algum tempo, tenho recebido mensagem automática pedindo para atualizar meu navegador para uma versão mais atual..., minha dúvida é a seguinte:
Se eu clicar para atualizar, posso correr o risco de não ter conhecimento para concluir minha atualização ?
Ou esse passo-a-passo é automático e não requer nenhum tipo de conhecimento técnico ?

Pois ainda não atualizei, porque tenho receio de não conseguir concluir essa atualização e acabar perdendo minha conexão de navegação, pois lembro que a um tempo atrás, tive problemas com navegação e o técnico disse que meu navegador deu pau, e teve que baixar novamente o Internet Explorer.

Corro esse risco novamente, se eu for atualizar para a nova versão??? De ficar sem a versão antiga e sem a nova atualização, e acabar perdendo minha conexão ???

Abraços à todos.

3 comentários:

Marco Damiani disse...

Caro Sr. Luiz, boa tarde.

A atualização periódica de qualquer software ou aplicativo do seu computador é importante, pois traz consigo novas funcionalidades e muitas vezes melhoria no desempenho do uso. Isso tudo pode lhe proporcionar uma melhor experiência de uso da Internet.

As atualizações de navegadores como o Internet Explorer, o Firefox ou o Chrome não trazem maiores problemas nem exigem que você tenha algum conhecimento profundo para fazê-las. Basta seguir os passos que o procedimento de atualização determina até o final.

Quanto ao fato de não conseguir concluí-la até o final e isto afetar sua conexão à Internet, não se preocupe, pois uma coisa é a conexão, outra coisa é a utilização do software.

Deixe-me explicar melhor; uma coisa é a disponibilidade de acesso e conexão. Esta tem a ver com questões ligadas aos mecanismos de rede, modem, procedor de acesso, OK? Outra coisa é o software que você utiliza (o navegador) para exibir os sites disponpiveis na Web. Caso sua atualização não seja concluída por causa de erros, ou queda da conexão naquele momento, pode-se instalar outro navegador na sua máquina e pronto; você continuará a utilizar a Internet.

Por isso, é uma boa prática se ter ao menos dois tipos de navegadores diferentes no computador, por exemplo, o Internet Explorer e o Firefox, ou ainda o Google Chrome. Com isso, caso um deles deixe de funcionar por algum motivo, você pode utilizar o outro tranquilamente enquanto busca um meio de consertar o que está com defeito.

Vai fundo e proceda a atualização do seu navegador. Apenas se certifique de que o e-mail que você está recebendo ou a mensagem automática é de fonte confiável. Coloquei um comentário sobre isto aqui no Blog.

Veja em outros posts o que foi discutido sobre isto. Nçao me recordo se foi uma dúvida sua ou do Sr. Joel sobre problemas de e-mails de banco solicitando respostas. Neste comentário eu mostro como você deve se certificar se o link para resposta é originário do banco ou é uma armadilha.

abraços,

Marco Damiani

filomanduca2009 disse...

eu também tenho esse receio.

Marco Damiani disse...

Olá Sra. Filomena, boa tarde.

Conforme o comentário acima, que fiz em resposta à dúvida do Sr. Luiz, é importante que se faça atualização do navegador. Apenas deve-se tomar o cuidado e checar se a origem da mensagem de atualização é realmente válida e não uma armadilha.

Observe o seguinte; quando o próprio software (o navegador, por exemplo) emite estas mensagens de necessidade de atualização, isso significa que esse procedimento é garantido. Geralmente isso ocorre quando se abre o navegador para acessar alguma página na Internet.

Caso a Sra. receba um e-mail ou venha algum link através de uma página qualquer solicitando atualização do navegador, tenha mais cuidado. É sempre bom passar o mouse por sobre o link e checar na barra de mensagens do navegador qual endereço ele está direcionando. Caso o endereço não tenha nada a ver com o fabricante do navegador, isso já pode ser um indício de armadilha.

Vou preparar um Post, tipo Tutorial, e colocar aqui no Blog, mostrando como vocês devem checar os links que recebem.

abraços,

Marco Damiani

Postar um comentário